CBO 8418-15

Operador de máquinas de fabricação de chocolates e achocolatados

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Produzem massas alimentícias, doces, salgados, achocolatados e chocolates. preparammassas alimentícias e recheios e controlam processos e linhas de produção. efetuamtestes e inspeções em produtos e embalagens. preparam utensílios, máquinas e equi pamentos para produção e realizam manutenção produtiva das máquinas e equipa mentos. trabalham seguindo normas de higiene, segurança no trabalho, qualidade epreservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio e curso básico de qualifica ção profissional em torno de quatrocentas horas/aula. o pleno desempenho das ativi dades ocorre entre quatro e cinco anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos alimentares e bebidas como empregados com cartei ra assinada. organizam-se em linhas e células de produção, sob supervisão ocasional,em ambientes fechados e no sistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). no desen volvimento de algumas atividades podem permanecer em posições desconfortáveisdurante longos períodos e expostos à ação de partículas em suspensão, ruído intensoe altas ou baixas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar