CBO 8484-05

Degustador de café


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Classificam e preparam amostras de matérias-primas (uvas, frutas, chá, cacau, café egrãos em geral) e de produtos (vinhos, licores, chás, cafés e derivados de cacau). prepa ram ambientes para a realização de análise sensorial das amostras de matérias-primase de produtos. redigem documentos como resultados das análises, dados e informa ções das amostras e interpretação de dados climáticos; emitem laudos e certificados,sendo este último exclusivo dos profissionais habilitados pelo mapa. trabalham deacordo com normas e procedimentos de higiene e segurança no trabalho.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino médio concluído e curso básicode qualificação profissional na área de atuação ou áreas correlatas. o pleno desem penho das atividades ocorre entre quatro e cinco anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos alimentares e bebidas como empregados com car teira assinada. podem, também, exercer suas funções como autônomos. nas fábricas,organizam-se em equipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado e no períododiurno. no desenvolvimento de algumas atividades podem permanecer expostos àação de materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar