CBO 8485-10

Açougueiro


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Abatem bovinos e aves controlando a temperatura e velocidade de máquinas. prepa ram carcaças de animais (aves, bovinos, caprinos, ovinos e suínos) limpando, retirandovísceras, depilando, riscando pequenos cortes e separando cabeças e carcaças paraanálises laboratoriais. tratam vísceras limpando e escaldando. preparam carnes paracomercialização desossando, identificando tipos, marcando, fatiando, pesando e cor tando. realizam tratamentos especiais em carnes, salgando, secando, prensando e adi cionando conservantes. acondicionam carnes em embalagens individuais, manualmen te ou com o auxílio de máquinas de embalagem a vácuo. trabalham em conformidadecom as normas e procedimentos técnicos e de qualidade, segurança, higiene, saúde epreservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental e curso básico dequalificação profissional com até duzentas horas/aula. o pleno desempenho das ati vidades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos alimentares como empregados com carteira assina da. o trabalho é individual, sob supervisão permanente, em ambiente fechado e nosistema de rodízio de turnos (diurno/noturno). a exceção fica por conta do açougueiroque trabalha como autônomo ou por conta própria, com total autonomia em relaçãoàs condições de trabalho. o abatedor desenvolve as suas atividades sob pressão epermanece exposto a ruído intenso, altas temperaturas e riscos orgânicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar