CBO 8621-40

Operador de estação de bombeamento


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Preparam máquinas e equipamentos para operação e controlam o funcionamento dascaldeiras e a qualidade da água. operam sistemas de bombeamento e compressores dear e controlam o funcionamento de máquinas fixas. efetuam atividades para produçãode gás de hulha e distribuem utilidades, identificando redes de distribuição, interpre tando fluxograma de distribuição, elaborando procedimentos operacionais. realizammanutenção de rotina em máquinas e equipamentos e trabalham segundo normas eprocedimentos de segurança.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se, predominantemente, ensino médio in completo e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas/aula.para as ocupações operador de estação de bombeamento e maquinista de embarca ções requer-se ensino médio concluído e curso técnico em áreas correlatas. o plenodesempenho das atividades pode ocorrer entre um e quatro anos de experiênciaprofissional, dependendo da ocupação. pode-se demandar aprendizagem profissio nal para a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam na fabricação de produtos de madeira, de pastas, papel e derivados, de mineraisnão-metálicos e de fabricação de coque, refino de petróleo, elaboração de combustíveisnucleares e produção de álcool. são empregados com carteira assinada, trabalham emequipe, sob supervisão ocasional, em ambiente fechado ou a céu aberto, nos períodosdiurno e noturno e em rodízio de turnos. permanecem em posições desconfortáveisdurante longos períodos e podem atuar em condições especiais de trabalho, tais comoem grandes alturas, ambiente subterrâneo ou confinados. no desenvolvimento de al gumas atividades podem permanecer expostos à ação de materiais tóxicos, radiação,ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar