CBO 9101-15

Supervisor de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Supervisionam manutenção preventiva e preditiva, corretiva e emergencial de má quinas e equipamentos industriais, comerciais e residenciais; estabelecem indica dores de qualidade da manutenção; coordenam a construção de equipamentospara linha de produção de máquinas e equipamentos; elaboram documentaçãotécnica; administram recursos humanos e financeiros, e trabalham de acordo comnormas de segurança.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de ensino médiocompleto, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico (cursos téc nicos), em área correlata. o pleno exercício das funções ocorre no período de três a

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais desta família ocupacional exercem suas funções em empresas de fa bricação de máquinas e equipamentos, de fabricação e montagem de veículos auto motores, de fabricação de celulose, papel e produtos de papel, fabricação de produtostêxteis, entre outras. são contratados na condição de trabalhadores assalariados, comcarteira assinada. atuam em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fe chados e a céu aberto, em períodos diurno e noturno, no sistema de rodízio de turnos,podendo atuar em horários irregulares. no desenvolvimento de algumas atividadespodem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse, e podem, ainda, estarexpostos a ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar