CBO 9111

Mecânicos de manutenção de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam manutenção em bombas, redutores, compressores, turbocompressores, mo tores a diesel (exceto de veículos automotores), bombas injetoras e turbinas indus triais. reparam peças; ajustam, lubrificam, testam e instalam equipamentos indus triais. elaboram documentação técnica, inclusive registros de ocorrências. trabalhamem conformidade com normas e procedimentos técnicos, de segurança, qualidade ede preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental mais curso profissio nalizante de mais de quatrocentas horas/aula, oferecido por instituições de formaçãoprofissional e pelas próprias empresas. o pleno desempenho das atividades ocorreapós três ou quatro anos de experiência na área. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nestafamília ocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em serviços de manutenção de indústrias de extração de petróleo, quími ca e petroquímica, celulose e papel, metalurgia básica e de fabricação de máquinase equipamentos, dentre outras. são empregados assalariados, com carteira assinada,organizados em equipe sob supervisão. trabalham em locais fechados, em rodízio deturnos e em regime de sobreaviso. podem permanecer em posições desconfortáveisdurante longos períodos; estão sujeitos à exposição de material tóxico, ruídos e altastemperaturas e ao trabalho sob pressão, podendo levá-los ao estresse.esta família não compreende9144 - mecânicos de manutenção de veículos automotores.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar