CBO 9113-15

Mecânico de manutenção de máquinas operatrizes (lavra de madeira)

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam manutenção em componentes, equipamentos e máquinas industriais; plane jam atividades de manutenção; avaliam condições de funcionamento e desempenhode componentes de máquinas e equipamentos; lubrificam máquinas, componentes eferramentas. documentam informações técnicas; realizam ações de qualidade e preser vação ambiental e trabalham de acordo com normas de segurança.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer escolaridade de ensino médio, acrescida de cursosbásicos de qualificação, com mais de quatrocentas horas/aula. o exercício pleno dasatividades ocorre após um período de quatro a cinco anos de experiência profissional.a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profis sional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos

Condições Gerais de Exercício

Podem exercer suas funções em empresas do ramo de fabricação de máquinas e equi pamentos, de fabricação de produtos têxteis, de fabricação de máquinas, aparelhose materiais elétricos, entre outras. são contratados na condição de empregados comregistro em carteira. trabalham de forma individual, com supervisão ocasional, em am bientes fechados, nos períodos diurno e noturno, podendo atender ocorrências forado horário de expediente. podem permanecer em posições desconfortáveis e estar ex postos à ação de materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas. estão sujeitos atrabalhos sob pressão, levando-os à situação de estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar