CBO 9152

Restauradores de instrumentos musicais

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Restauram, transformam, reformam e adaptam instrumentos musicais de sopro, cordas,percussão e teclado. montam e desmontam instrumentos, realizam as intervenções ne cessárias, tais como desmembrar componentes, confeccionar peças de reposição, trocarpeças e acessórios, soldar e colar componentes, alinhar e ajustar os instrumentos. rea lizam testes nos componentes mecânico, elétrico e eletrônico, afinam e dão acabamen to de superfície nos instrumentos. orientam clientes na conservação dos instrumentosmusicais e elaboram laudos técnicos e orçamentos. podem operar máquinas motrizese construir ferramentas. trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidadee preservação ambiental.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído (reparadorde instrumentos) ou ensino médio concluído (restaurador e luthier). os profissionaisdesta família, principalmente restaurador de instrumentos e luthier, são autodidatas,ou seja, por iniciativa própria procuram aperfeiçoar-se na profissão, buscando referên cias teóricas e realizando cursos especiais ou estágios, principalmente no exterior. opleno desempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissio nal (reparador de instrumentos) e de três a quatro anos (restaurador de instrumentos eluthier). a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formaçãoprofissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pe los estabelecimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho- clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nos serviços de reparação de objetos pessoais e domésticos como empregadoscom carteira assinada (caso do reparador de instrumentos) ou como autônomos - casodo luthier e do restaurador de instrumentos. podem atuar também na fabricação deprodutos de madeira, artigos de borracha e plástico, produtos de metal e material ele trônico. na condição de empregados, trabalham em equipe sob supervisão ocasionale em locais fechados. como autônomos, o trabalho é individual, sem supervisão e emhorários irregulares. eventualmente trabalham sujeitos a pressões, posições desconfor táveis, materiais tóxicos e ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar