CBO 9154-05

Reparador de equipamentos fotográficos


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Recepcionam serviços; reparam flashs, fotocélulas e iluminadores; recondicionam obje tivas e reparam corpo de câmeras fotográficas. reparam projetores de slides e acessó rios para câmeras fotográficas; confeccionam peças de reposição, mecânicas e elétricas;obedecem normas de segurança, saúde e meio ambiente.

Formação e Experiência

As atividades desta família ocupacional são exercidas por trabalhadores com esco laridade de ensino médio concluído, acrescida de curso técnico (formação profissio nal em nível técnico). o desempenho pleno das funções ocorre após o período decinco anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta famíliaocupacional demanda formação profissional para efeitos do cálculo do número deaprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nos termos do artigo 429da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 dodecreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Os reparadores de equipamentos fotográficos podem exercer suas funções em empre sas de fabricação de máquinas e equipamentos e no comércio varejista e reparaçãode objetos pessoais e domésticos. são contratados na condição de empregados comcarteira assinada, podendo atuar por conta própria. desenvolvem as atividades deforma individual, com supervisão ocasional, em ambientes fechados, no período diurno.podem estar sujeitos à ação de materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar