CBO 9191-10

Lubrificador de veículos automotores (exceto embarcações)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Lubrificam máquinas e equipamentos, sinalizando pontos de lubrificação, interpretan do desenhos de máquinas, avaliando a situação de máquinas e equipamentos, sele cionando material de limpeza e ferramentas para lubrificação, retirando excessos delubrificantes, liberando máquinas e equipamentos lubrificados e preenchendo relató rios e registros de ocorrências. monitoram o desempenho de máquinas e equipamentos,realizando inspeções preventivas, identificando anomalias, solicitando manutenções,verificando a ocorrência de impurezas em lubrificantes e retirando amostras para análi ses. colaboram na elaboração de planos de lubrificação. conservam ferramentas e ma teriais para lubrificação. trabalham seguindo normas de segurança, higiene, qualidadee proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso bá sico de qualificação profissional com até duzentas horas/aula. o pleno desempenho dasatividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s) ocupação(ões)elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissional para efeitos docálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos nostermos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, exceto os casosprevistos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam predominantemente na agricultura e serviços relacionados, no setor de vendas,manutenção e reparação de veículos e no transporte aquaviário como empregadoscom carteira assinada. o trabalho é presencial, individual, com supervisão ocasional.atuam em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos e no horário diurno ounoturno. no desenvolvimento de algumas atividades, trabalham sob pressão e em po sições desconfortáveis durante longos períodos. podem permanecer expostos à açãode materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar