CBO 9921-05

Alinhador de pneus

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam manutenção de equipamentos, montagem e desmontagem de pneu e alinha mento. controlam vida útil e utilização do pneu. trocam e ressulcam pneus. consertampneus a frio e a quente, reparam câmara de ar e balanceiam conjunto de roda e pneu.prestam socorro a veículos e lavam chassi e peças. trabalham seguindo normas desegurança, higiene, qualidade e proteção ao meio ambiente.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se a quarta série do ensino fundamental ecurso básico de qualificação profissional em torno de duzentas horas/aula. o pleno de sempenho das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional. a(s)ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demanda formação profissionalpara efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabele cimentos nos termos do artigo 429 da consolidação das leis do trabalho - clt, excetoos casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Atuam no segmento de transportes terrestres e na venda, manutenção e reparação deveículos automotores. trabalham por conta própria ou como autônomos, em equipe,sem supervisão, no caso do borracheiro, e com supervisão permanente (demais ocupa ções). o trabalho é presencial, realizado em ambiente fechado, durante o dia. o borra cheiro também pode trabalhar a céu aberto e no período noturno. em suas atividadesdiárias, podem permanecer durante longos períodos em posições desconfortáveis. po dem também permanecer expostos à ação de materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar