CBO 0102-05

Oficial da aeronáutica


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Estão compreendidas nesta família ocupacional as pessoas que servem voluntariamen te às forças armadas e que, por determinação legal, dedicam-se exclusivamente a esseserviço, não podendo aceitar emprego civil, exceto os cargos civis de natureza militarprevistos em legislação específica. suas funções consistem em manter, cumprir e de fender a constituição federal, dentro da sua esfera de atribuições; observar as leis; pro mover as condições de segurança necessárias para o desenvolvimento e o bem-estargeral; e defender a integridade territorial e a soberania do país. abrange os membrospermanentes das forças armadas e o pessoal que se acha temporariamente em serviçoativo, por período estabelecido em leis ou regulamentos específicos, incorporados àsforças armadas após realizarem cursos e programas de treinamento.

Formação e Experiência

O ingresso na carreira de oficial é feito no posto inicial, conforme legislação específicade cada força armada e demais exigências legais. os oficiais de carreira ingressam porconcurso público nas escolas de formação de oficiais da respectiva força armada ­ ma rinha, exército ou aeronáutica ­ ,que são estabelecimentos federais de ensino superior.após o curso são declarados guardas-marinha (na marinha) ou aspirantes-a-oficial(no exército e na aeronáutica), que em analogia com legislação civil se assemelhama bacharéis em ciências militares. após formados oficiais, realizam diversos estágiose cursos, que os qualificam ao exercício de funções nas áreas administrativas, opera cionais e técnicas. podem, também, ingressar já formados em curso universitário civil,mediante concurso público. no posto de capitão-tenente ou capitão passam obriga toriamente por um curso de aperfeiçoamento que os habilita ao exercício de funçõestécnicas, atuando como assessores da alta direção dos órgãos das forças armadas. apartir do posto de capitão-de-corveta ou major fazem, mediante seleção específica, ocurso de altos estudos militares, equivalente ao doutorado na área civil, em escola darespectiva força armada. podem realizar, ainda, no posto de capitão-de-mar-e-guerraou coronel, o curso de política, estratégia e alta administração, frequentando-o naescola superior de guerra ou numa das escolas de nível superior equivalentes da res pectiva força armada.

Condições Gerais de Exercício

A carreira é considerada típica de estado, estando regulamentada pelo estatuto dosmilitares (lei nº 6.880, de 9 de dezembro de 1980). é estruturada em vários postoshierárquicos que são galgados de forma seletiva, gradual e sucessiva, através de rigo roso processo de avaliação.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar