CBO 0103

Praças das forças armadas

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Estão compreendidas nesta família ocupacional as pessoas que servem voluntária ouobrigatoriamente às forças armadas e que, por determinação legal, dedicam-se exclusi vamente a esse serviço, não podendo aceitar emprego civil, exceto os cargos civis de na tureza militar previstos em legislação específica. abrange os membros permanentes dasforças armadas e o pessoal que se acha temporariamente em serviço ativo, por períodoestabelecido em leis ou regulamentos específicos, incorporados às as forças armadasapós realizarem cursos e programas de treinamento.

Formação e Experiência

O acesso à carreira é feito, normalmente, por concurso público para as escolas de forma ção de graduados, abrangendo os ensinos fundamental e médio. após o curso, as praçassão promovidas a marinheiro (na marinha) ou soldado (no exército e na aeronáutica). apartir daí frequentam estágios e cursos que os qualificam ao exercício de funções nasáreas administrativas, operacionais e técnicas. o ingresso no círculo dos suboficiais esargentos das forças armadas se dá mediante frequência ao curso de formação de sar gentos, específico de cada força armada. a carreira é regulamentada pelo estatuto dosmilitares (lei nº 6.880, de 09 de dezembro de 1980) e é considerada típica de estado. éestruturada em várias graduações hierárquicas que são galgadas de forma seletiva, gra dual e sucessiva, através de rigoroso processo de avaliação.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em fazendas e agroindústrias de médio e grande porte, por proprie tários de fazendas ou familiares de ambos os sexos que trabalham, em forma de contratode parcerias, para cooperativas e/ou independentemente, comercializando sua própriaprodução, cada vez mais associada à agroindústria. o trabalho é exercido a céu aberto,em horários variados, com exposição a variações climáticas e a riscos de acidentes namanipulação de insumos e operação de equipamentos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar