CBO 0201-05

Coronel da polícia militar

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Comandam unidades de polícia militar e elaboram plano diretor da instituição. planejamações estratégicas, definem ações táticas e executam ações operacionais. gerenciam ativi dades administrativas, administram recursos humanos e mantêm hierarquia e disciplina.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso de formação de oficiais em academiada polícia militar. a ascensão aos postos de oficiais superiores ocorre de forma gradual,geralmente após mais de cinco anos de oficialato.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham no comando de unidades da polícia militar e no apoio ao comando geral,como estatutários, os coronéis são responsáveis pelos comandos regionais, os tenentes coronéis respondem pelos comandos de áreas ou batalhões e os majores respondem porsubcomandos de áreas ou assessorias dos comandos regionais. trabalham em equipe,em ambiente fechado, a céu aberto ou em veículos, em horários diversos: diurnos e no turnos. atuam sob pressão, podendo levar à situação de estresse; correm risco de perdera vida em sua rotina de trabalho.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar