CBO 0311-05

Subtenente bombeiro militar


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Previnem sinistros e acidentes; realizam salvamento, combatem incêndios e prestamatendimento pré-hospitalar. controlam acidentes com produtos perigosos, comandamequipes de serviços de prontidão e chefiam guarnições. no desenvolvimento das ativi dades, a rapidez e a eficácia da comunicação são cruciais, tanto para atender ocorrên cias como para tranquilizar vítimas e orientar a população.

Formação e Experiência

Para ingressar nessas ocupações é exigida formação de ensino médio, acrescida de cur so profissionalizante com duração superior a quatrocentas horas/aula, ministrado emescolas especializadas. o pleno exercício profissional ocorre com mais de quatro anosde atuação na área, quando se trata dos sargentos bombeiros. no caso dos subtenen tes, a experiência desejável deve ser superior a cinco anos. os sargentos e subtenentescom mais experiência e tempo de serviço passaram anteriormente pelas graduaçõesde cabo e soldado. esses profissionais, além de executarem atividades administrativasde bombeiro militar, são chefes de guarnições de bombeiros militares e assumem ocomando de destacamentos internos.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nos órgãos da administração pública, defesa e seguridade social e estãoorganizados por equipes de resgate, de salvamento, de produtos perigosos ou decombate a incêndio, sob supervisão constante de profissionais de patentes superio res. trabalham a céu aberto, em períodos diurnos, noturnos e em plantões. estão su jeitos a pressões, posições desconfortáveis, ao trabalho em grandes alturas, em locaissubterrâneos e confinados. frequentemente, no exercício da profissão, são expostosa materiais tóxicos e infecto-contagiosos, radiação, ruídos, altas temperaturas, frio eao trabalho subaquático.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar