CBO 0312-05

Cabo bombeiro militar

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam resgates e salvamentos; combatem incêndios; previnem acidentes e sinistros;preparam-se para ocorrências. atendem ocorrências com produtos perigosos. traba lham conforme normas e procedimentos técnicos, de segurança e preservação do meioambiente. estabelecem comunicação, triando e transmitindo informações, transmitindoe recebendo mensagens.

Formação e Experiência

O exercício profissional requer ensino médio. a profissionalização ocorre no próprio localde trabalho, após treinamento com carga horária superior a quatrocentas horas/aula.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham no corpo de bombeiros militar. podem trabalhar em locais fechados, abertosou em veículos, em períodos diurnos, noturnos e em plantões. o exercício do trabalhopode ser presencial ou a distância. trabalham sob supervisão constante de superioresimediatos e estão organizados em equipes de trabalho cooperativo. estão sujeitos apermanecer em posições desconfortáveis por longos períodos, ao trabalho em locaissubterrâneos, confinados ou em grandes alturas e expostos a materiais tóxicos, ruídose altas temperaturas, o que pode ocasionar estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar