CBO 1414-20

Gerente de operações de serviços de assistência técnica


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica; aten dem clientes; administram e estruturam equipes de trabalho; gerenciam recursos ma teriais e financeiros, contratos e projetos; promovem condições de segurança, saúde,meio ambiente e qualidade; assessoram a diretoria e setores da empresa.

Formação e Experiência

Para o exercício das ocupações comerciante atacadista e comerciante varejista, requer se trabalhadores com escolaridade de quarta série do ensino fundamental e cursosbásicos de qualificação de até duzentas horas/aula. para gerente de loja e gerentede operações de serviços de assistência técnica, a escolaridade requerida é de ensinomédio completo, acrescida de cursos de formação profissional em nível técnico. o de sempenho pleno das funções ocorre, para comerciantes atacadistas e varejistas, apósperíodo de um a dois anos de experiência profissional; para gerentes de loja, apósquatro ou cinco anos; para gerentes de operações de serviços de assistência técnica,após cinco anos. a(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional demandaformação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contra tados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da consolidação das leis dotrabalho - clt, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5.598/2005.

Condições Gerais de Exercício

Exercem suas funções em empresas do ramo de atividades do comércio por atacadoe intermediários do comércio, comércio varejista, de vendas, manutenção, reparação eassistência técnica, de locação de produtos e serviços. atuam na condição de empre gados com carteira assinada, como autônomos, ou como empregadores. organizam-sede forma individual e, também, em equipes de trabalho, com supervisão ocasional e,dependendo da ocupação, sem supervisão; desenvolvem suas atividades em ambientesfechados, nos períodos diurno e noturno. podem estar sujeitos a permanecer em posi ções pouco confortáveis, durante longos períodos e a trabalhar sob pressão, levando-osà condição de estresse. podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar