CBO 2011

Profissionais da biotecnologia

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Manipulam material genético, sintetizando sequências de dna, construindo vetores,modificando genes in vivo e in vitro, manipulando expressão gênica e gerando orga nismos geneticamente modificados. analisam genoma, sequenciando-o, identifican do genes e marcadores genéticos; aplicam técnicas de reprodução e multiplicação deorganismos; produzem compostos biológicos e desenvolvem equipamentos, disposi tivos e processos de uso biológico. elaboram projetos de pesquisa em biotecnologiae bioengenharia.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por pessoas com formação universitária, geralmentepós-graduadas, após três ou quatro anos de exercício profissional, sob supervisão oca sional de profissional experimentado nas áreas de bioengenharia, biotecnologia e ge nética. por tratar-se de área multidisciplinar, as formações que dão acesso à profissãosão variadas, tais como ramos de engenharia que atuam na fabricação de equipamen tos e na produção de materiais, biologia, medicina, bioquímica, agronomia, veterinária,zootecnia, dentre outras.

Condições Gerais de Exercício

O trabalho é exercido em ambientes fechados e controlados de laboratórios de serviçose pesquisa na área de saúde e em complexos hospitalares de excelência, na fabricaçãode equipamentos e instrumentos, de produtos químicos e biotecnológicos, produtosagrícolas e de pecuária e serviços relacionados. o trabalhador está sujeito a ruídos, abaixas temperaturas, a riscos biológicos e de manipulação de substâncias tóxicas e aradiações. as atividades são supervisionadas ocasionalmente. os profissionais traba lham, majoritariamente, na condição de trabalho assalariado. o horário de trabalho édiurno e, eventualmente, há plantões em turno, no caso de laboratórios de pesquisa.consulte2211 - biólogos e afins.esta família não compreende2211 - biólogos e afins.3253 - técnicos de apoio à biotecnologia.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar