CBO 2012-05

Pesquisador em metrologia

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam calibrações, ensaios e medições, asseguram rastreabilidade à medição, pro duzem padrão e materiais de referência, realizam pesquisa e desenvolvimento em me trologia; projetam, gerenciam e avaliam laboratórios de metrologia. elaboram docu mentos técnicos e disseminam conhecimentos metrológicos.

Formação e Experiência

Para ingressar nessas ocupações requer-se curso superior completo em física, engenha ria, engenharia têxtil, administração, dentre outros, seguido de curso de especializaçãoem metrologia com duração entre duzentas e quatrocentas horas/aula. o exercício plenodas atividades ocorre após um a dois anos de experiência. para o pesquisador em metro logia, o pleno desempenho ocorre após quatro ou cinco anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Esses trabalhadores atuam em áreas de pesquisa e desenvolvimento, fabricação demáquinas e equipamentos, aparelhos e materiais, equipamentos de instrumentação eoutras atividades empresariais. são empregados com carteira assinada, com supervisãoocasional e trabalham em equipe multidisciplinar, em ambiente fechado e em horáriodiurno. eventualmente, são consultores. podem passar longos períodos em posiçõesdesconfortáveis e expostos a materiais tóxicos, radiação, agentes físicos, químicos ebiológicos e produtos inflamáveis.esta família não compreende3523 - agentes fiscais metrológicos e de qualidade.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar