CBO 2021-20

Tecnólogo em automação industrial


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Projetam, implementam, testam o funcionamento e aperfeiçoam sistemas automatiza dos. realizam manutenção, elaboram documentação técnica e assessoram a comercia lização dos mesmos. podem coordenar equipe de trabalho e ministrar treinamentos naárea de mecatrônica.

Formação e Experiência

Para o exercício desta ocupação requer-se formação superior em engenharia mecatrô nica e áreas afins e registro no crea. trata-se de uma formação híbrida, tendo comobase a engenharia mecânica que se integra com conhecimentos de eletrônica, robótica,informática e sistemas de automação. há também oferta de cursos pós-universitários.como a formação é recente, para ocupar uma vaga como titular requer-se de um adois anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na indústria automotiva, aeronáutica e siderúrgica, na extração de mineraismetálicos, petróleo e gás natural e na fabricação de máquinas e equipamentos. geral mente são as empresas de médio e grande porte que absorvem esse tipo de mão-de obra especializada. são empregados assalariados e as atividades são supervisionadasocasionalmente.trabalham em equipes intra e multidisciplinares, em ambiente fechado,em horários diurno ou irregulares. em algumas atividades, podem ser expostos a ma teriais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas e radiações.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar