CBO 2031-15

Pesquisador em física

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Desenvolvem pesquisas científicas em ciências naturais e exatas tais como, computa ção e informática, meio ambiente, química, física e matemática, coletando, analisandoe tratando dados físicos, químicos, biológicos, culturais e de fontes secundárias. criammetodologias, técnicas, equipamentos e ferramentas para pesquisa com a realização deexperimentos e a construção de modelos e teorias. elaboram projetos e coordenam ati vidades de pesquisa, formam recursos humanos, disseminam conhecimentos científicos.podem prestar serviços de consultoria, realizar avaliações em p&d, bem como dar aulas.

Formação e Experiência

Os titulares dessas ocupações detêm escolaridade mínima de nível superior completoe é comum apresentarem formação pós-universitária. a experiência anterior exigidapode variar conforme o local do exercício das ocupações, variando de um a cinco anos.para os titulares é esperada experiência na função que ultrapasse os cinco anos. écomum o ingresso e a progressão na carreira por intermédio de concursos, no caso depesquisadores vinculados à área pública.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais da família atuam, principalmente, em pesquisa e desenvolvimento eno ensino, geralmente em universidades e instituições de pesquisas públicas ou priva das. desenvolvem suas atividades em equipes e seu vínculo de trabalho costuma sercomo empregado celetista, mormente no setor privado, ou como estatutário no setorpúblico. estes profissionais trabalham com supervisão ocasional com jornada de traba lho diurna em locais fechados, sendo que o pesquisador em ciências da terra e meioambiente pode trabalhar a céu aberto. no exercício de algumas das suas atividades, ospesquisadores em ciências da terra e meio ambiente podem permanecer em posiçõesdesconfortáveis por longos períodos. registra-se também que estes pesquisadores,juntamente com os pesquisadores da física e da química, eventualmente, podem estarexpostos aos efeitos de materiais tóxicos e radiações.esta família não compreende2341 - professores de matemática, estatística e informática do ensino superior.2342 - professores de ciências físicas, químicas e afins do ensino superior.2343 - professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia doensino superior.2344 - professores de ciências biológicas e da saúde do ensino superior.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar