CBO 2035-05

Pesquisador em ciências sociais e humanas

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Formulam objeto de estudo e pesquisa sobre relações humanas e sociais nas áreas dasciências sociais e humanas. realizam procedimentos para coleta, tratamento, análisede dados e informações e disseminam resultados de pesquisa. planejam e coordenamatividades de pesquisa. podem dar aulas.

Formação e Experiência

As ocupações requerem, para o seu exercício, no mínimo o curso universitário completoe mestrado ou cursos de especialização nas áreas de conhecimento abrangidas nestafamília, quais sejam: filosofia, história, psicologia, teologia, sociologia, antropologia,arqueologia, ciências políticas, educação, economia, administração, arquitetura e urba nismo, ciências da informação, comunicação, demografia, direito, museologia, planeja mento urbano e regional, serviço social e turismo. é comum o ingresso e a progressãona carreira por intermédio de concursos, no caso de pesquisadores vinculados à áreapública. de uma forma geral, considera-se que os titulares das ocupações devam terdesenvolvido suas atividades durante, pelo menos, três a quatro anos, sob supervisãode outros pesquisadores.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em uma grande gama de atividades econômicas, dentre as quais os serviçossociais e de saúde, a administração pública, as atividades recreativas, esportivas eculturais, a pesquisa e desenvolvimento, o ensino. costumam trabalhar em fundações,instituições de pesquisa, universidades e organizações não-governamentais (ongs),empresas ou instituições federais, estaduais e municipais de planejamento e estatísti ca, como assalariados registrados, estatutários e também como autônomos, prestandoserviços. desenvolvem suas atividades individualmente e em equipes compostas porprofissionais com formação em diversas áreas do conhecimento.esta família não compreende2343 - professores de arquitetura e urbanismo, engenharia, geofísica e geologia doensino superior.2345 - professores na área de formação pedagógica do ensino superior2347 - professores de ciências humanas do ensino superior.2348 - professores de ciências econômicas, administrativas e contábeis do ensino superior.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar