CBO 2041-05

Perito criminal


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Elaboram laudo pericial criminal, organizando provas e determinando as causas dos fa tos. examinam locais de crime, buscando evidências, selecionando e coletando indíciosmateriais e encaminhando peças para exames com ou sem quesitos. reconstituem fatos,analisam peças, materiais, documentos e outros vestígios relacionados a crimes, fotogra fando e identificando as peças e materiais e definindo tipo de exame. efetuam mediçõese ensaios laboratoriais, utilizando e desenvolvendo técnicas e métodos científicos.

Formação e Experiência

O acesso à ocupação é feito por concurso público, que requer curso superior completo.em seguida, devem cursar e ser aprovados no curso de formação de peritos criminais.

Condições Gerais de Exercício

Esses profissionais atuam nas áreas ligadas à administração pública, defesa e segu ridade social. são assalariados e se organizam em equipe. trabalham com supervisãoocasional, em ambiente fechado, a céu aberto e em veículos. seus horários de trabalhosão variados. podem ficar longos períodos em posições desconfortáveis, trabalhar sobpressão, (levando-os à situação de estresse constante) e expostos a materiais tóxicos,radiação e ruído intenso.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar