CBO 2111-05

Atuário

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Elaboram modelos matemáticos e lógicos, identificando problemas e situações de inte resse, selecionando métodos e técnicas, criando métodos, descrevendo modelos em lin guagem matemática, processando simulações computacionais, validando, documentando,implementando e refinando modelos. realizam atividades de pesquisa em matemática,tratam dados e informações, desenvolvem produtos e sistemas, executam auditoriaatuarial. podem dar aulas e prestar consultorias técnicas.

Formação e Experiência

O acesso às ocupações é dado por formação de nível superior, sendo comum profissio nais portadores de títulos de especialização, mestrado ou doutorado.

Condições Gerais de Exercício

Os profissionais da matemática aqui descritos são entendidos como matemáticos apli cados que atuam no setor produtivo de empresas privadas e na administração pública.trabalham de forma individual e em equipe multidisciplinar, sem supervisão, exceto oatuário que trabalha com supervisão ocasional. suas atividades consistem em aplicarmétodos e técnicas da matemática em outras áreas do conhecimento. dentre as ativi dades econômicas em que atuam destacam-se as instituições financeiras e a área dosseguros e da previdência privada. o vínculo de trabalho predominante é o de assala riado com carteira assinada.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar