CBO 2133-10

Geofísico espacial

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam pesquisas científicas para prognosticar fenômenos meteorológicos, astronô micos e de geofísica espacial; obtêm e tratam dados; disseminam informações pormeio de trabalhos, teses, publicações, eventos, etc.; desenvolvem sistemas computa cionais, instrumentação científica e gerenciam projetos nas suas áreas.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso superior completo e experiênciaprofissional que varia de um a dois anos para o meteorologista, de três a quatro anospara o geofísico espacial e mais de cinco anos para o astrônomo. a formação dessesprofissionais é diversificada. em gstronomia existe apenas uma escola no país, no riode janeiro (ufrj), com curso de graduação. profissionais com formação em física atu am como astrônomos qualificando-se em cursos de pós graduação em astronomia. naárea de meteorologia existe um número maior de universidades que formam profissio nais em cursos de graduação e formações afins, como a geografia, que oferece cursosde especialização na área.

Condições Gerais de Exercício

Devido às suas características de pesquisas, o astrônomo atua apenas em instituiçõespúblicas como institutos de pesquisa e universidades. o meteorologista e o geofísicoespacial podem atuar tanto na iniciativa privada, em empresas de eletricidade, empresasaéreas, empresas e indústrias que trabalham com alimentos perecíveis, etc., quanto nosetor público, em secretarias estaduais e municipais de agricultura, planejamento, urba nismo, educação, saúde, transporte; institutos de pesquisa etc. são empregados assalaria dos, variando a autonomia no trabalho conforme a ocupação. trabalham em equipe, emambiente fechado e em horário diurno, exceto o meteorologista que faz revezamento deturnos e, eventualmente, trabalha sob pressão, levando a situações de estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar