CBO 2153-10

Piloto de ensaios em vôo


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Pilotam aviões ou helicópteros de grande porte para transporte de passageiros oucargas em voos nacionais ou internacionais; conduzem a navegação operando ossistemas da aeronave, seguindo plano de voo pré-estabelecido e aplicando regrasde tráfego aéreo e procedimentos de segurança; ministram instruções de voo te óricas e práticas em aeroclubes ou em empresas aéreas; realizam ensaios de voosem protótipos com a finalidade de aprovar novos modelos e tipos de aeronaves;executam voos especiais em aeronaves recém-saídas das linhas de produção oudas oficinas de manutenção.

Formação e Experiência

Para ingressar nessas ocupações é necessário, no mínimo, o ensino médio comple to, de três a quatro anos de experiência profissional e curso básico de qualificaçãode até duzentas horas/aula para o instrutor de voo e mais de quatrocentas horas/aula para os demais. esta família é composta por profissionais que atingem ní veis de experiência e competência técnica exigidos pelo dac - departamento deaviação civil para serem habilitados como pla - pilotos de linha aérea (avião)ou plah - (helicóptero). com o incremento da indústria de aviação brasileira, foicriado no cta, o curso de piloto de provas, que é habilitado pelo dac.

Condições Gerais de Exercício

Esses trabalhadores atuam em áreas ligadas ao transporte aéreo, pesquisa e desen volvimento, administração pública, defesa e seguridade social, atividades recreativas,culturais e desportivas. são empregados com carteira. trabalham com supervisãoocasional, de forma individual e em equipe, em veículos e em horários irregulares.eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse, passam lon gos períodos em posições desconfortáveis, em grandes alturas, confinados e expos tos a materiais tóxicos, altas temperaturas, ruído intenso e raios solares.esta família não compreende3411 - pilotos de aviação comercial, mecânicos de voo e afins.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar