CBO 2211

Biólogos e afins

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Estudam seres vivos, desenvolvem pesquisas na área de biologia, biologia molecu lar, biotecnologia, biologia ambiental e epidemiologia e inventariam biodiversidade.organizam coleções biológicas, manejam recursos naturais, desenvolvem atividadesde educação ambiental. realizam diagnósticos biológicos, moleculares e ambientais,além de realizar análises clínicas, citológicas, citogênicas e patológicas. podem prestarconsultorias e assessorias.

Formação e Experiência

As ocupações da família exigem no mínimo o nível superior completo na área. as exi gências do mercado valorizam os títulos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em hospitais, laboratórios, jardins zoológicos e botânicos, parques e reser vas naturais, estações bioecológicas e áreas de proteção ambiental, herbários, bio térios, criadouros, estações de cultivo. são encontrados em órgãos governamentais enão-governamentais, empresas públicas e privadas, universidades, como empregadosou prestadores de serviços, consultores, peritos. quando trabalham em institutos depesquisa e universidades são geralmente classificados como pesquisadores e professo res. o trabalho é exercido em escritórios e laboratórios e também a céu aberto, tantoem período diurno como em rodízio de turnos. em algumas atividades podem estarexpostos aos efeitos de materiais tóxicos e da radiação.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar