CBO 2235-45

Enfermeiro obstétrico


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Prestam assistência ao paciente e/ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios,transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando consultas eprocedimentos de maior complexidade e prescrevendo ações; coordenam e auditamserviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde na comu nidade. podem realizar pesquisas.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior de enfermagem e registrono corem. o exercício pleno das atividades ocorre após um a dois anos de experiên cia profissional. exceção feita aos profissionais que atuam na estratégia de saúde dafamília onde não há exigência de experiência anterior. para ser um especialista naárea, é recomendável que o profissional passe, primeiramente, por diferentes experi ências de trabalho e posteriormente se especialize na área escolhida.

Condições Gerais de Exercício

Atuam nas áreas de saúde e serviços sociais. exercem atividades em empresas pú blicas e privadas. a grande maioria possui registro em carteira, trabalham em equipe,em ambientes fechados e com revezamento de turnos (diurno/noturno). com exce ção dos profissionais que atuam na estratégia de saúde da família que trabalhamsomente em horário diurno e com carga determinada em portaria específica. osprofissionais são predominantemente do sexo feminino, porém o número de profis sionais do sexo masculino tem aumentado. são expostos a riscos biológicos e, comexceção dos enfermeiros sanitaristas e do trabalho, a materiais tóxicos, radiações eestresse decorrente de lidar com vida humana.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar