CBO 2238-15

Fonoaudiólogo educacional

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Atendem pacientes e clientes para prevenção, habilitação e reabilitação de pessoas uti lizando protocolos e procedimentos específicos de fonoaudiologia. tratam de pacien tes e clientes; efetuam avaliação e diagnóstico fonoaudiológico; orientam pacientes,clientes, familiares, cuidadores e responsáveis; desenvolvem programas de prevenção,promoção da saúde e qualidade de vida; exercem atividades administrativas, de ensinoe pesquisa; administram recursos humanos, materiais e financeiros.

Formação e Experiência

Para o exercício dessa ocupação é exigido curso superior na área de fonoaudiologia,com registro no conselho profissional pertinente.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de formaindividual ou em equipes multiprofissionais. atuam em consultórios, hospitais, ambulató rios clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientesfechados ou abertos, em horários diurnos e noturnos. podem permanecer em posiçõesdesconfortáveis por longos períodos ou ser expostos a elementos biopatogênicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar