CBO 2239-10

Ortoptista

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Atendem pacientes e clientes para prevenção, habilitação e reabilitação de pessoasutilizando procedimentos específicos de terapia ocupacional, ortoptia e musicoterapia.habilitam pacientes e clientes; realizam diagnósticos específicos; analisam condiçõesdos pacientes e clientes. atuam na orientação de pacientes, clientes, familiares, cui dadores e responsáveis. desenvolvem, ainda, programas de prevenção, promoção desaúde e qualidade de vida.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior em uma das áreas: terapiaocupacional, ortóptica e musicoterapia, com registros nos conselhos profissionais perti nentes. no caso específico da musicoterapia, podem atuar profissionais de outras áreascom especialização em musicoterapia.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, em caráter liberal e/ou comvínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, na maior partedo tempo em equipes multiprofissionais. atuam em consultórios, hospitais, ambulató rios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, entre outros,em horários diurnos e noturnos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar