CBO 2321-45

Professor de língua e literatura brasileira no ensino médio

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Ministram aulas teóricas e práticas no ensino médio, em escolas da rede pública eprivada; acompanham a produção da área educacional e cultural; planejam o curso,a disciplina e o projeto pedagógico; avaliam o processo de ensino-aprendizagem;preparam aulas e participam de atividades institucionais. para o desenvolvimentodas atividades é mobilizado um conjunto de capacidades comunicativas.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer formação de nível superior específica, confor me a área de atuação. na rede pública de ensino requer-se concurso público.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham com clientelas de diferentes faixas etárias, com predomínio de ado lescentes, oriundas de comunidades com diferentes contextos culturais e sociais.atuam em escolas ou instituições de ensino das redes públicas federal, estadual,municipal, da rede privada e ong. trabalham em zonas urbanas, como estatutáriosou empregados registrados em carteira. desenvolvem suas atividades de forma in dividual e em equipe, com supervisão ocasional, em locais próprios à atividade deensino. em algumas atividades, podem estar expostos aos efeitos do ruído intenso,à fadiga das cordas vocais e ao estresse do trabalho sob pressão.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar