CBO 2533-05

Corretor de valores, ativos financeiros, mercadorias e derivativos


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Negociam operações no mercado financeiro nacional e internacional; intermediamnegócios de mercadorias e serviços, como compra e venda de títulos, moedas e mer cadorias nos mercados a vista e futuros; realizam pesquisa e análise de mercado, pormeio de jornais, revistas, relatórios de consultorias e órgãos especializados. fechamoperações; exercem atividades de captação e manutenção de clientes, atendendo àssuas necessidades e orientando-os com relação às aplicações e momentos adequados;gerenciam posições.

Formação e Experiência

O exercício dessa ocupação requer escolaridade de nível superior ou experiência equiva lente, acrescida de cursos específicos na área de até duzentas horas/aula. o exercício ple no das atividades profissionais ocorre após o período de um a dois anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Exercem suas funções em corretoras de valores, de mercadorias e derivativos e eminstituições de intermediação financeira, como empregados com carteira assinada, oucomo autônomo. atuam de forma individual e também em equipe, sob supervisãoocasional, em ambientes fechados, no período diurno. algumas atividades exigem queo profissional permaneça em pé por longos períodos (operador de pregão). trabalhamsob pressão de horários e prazos, estão expostos à ação de ruído intenso e sobrecargado uso da voz, condições que podem ocasionar estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar