CBO 2542-05

Auditor-fiscal da previdência social

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Fiscalizam o cumprimento da legislação previdenciária; constituem créditos da seguri dade social; julgam processos administrativos-fiscais; controlam a arrecadação; promo vem a cobrança dos créditos lançados; auditam e fiscalizam entidades, fundos públicose privados de previdência. podem visitar contribuintes, atender solicitações internas,externas e supervisionar as ações de auditoria.

Formação e Experiência

O acesso à vaga nessa ocupação ocorre por concurso público, tendo como exigênciaformação universitária em qualquer área. o profissional aprovado em concurso recebetreinamento específico de duzentas a quatrocentas horas/aula nas áreas de legislaçãoe contabilidade fiscal.

Condições Gerais de Exercício

São funcionários públicos concursados que atuam em nome do instituto nacional doseguro social (inss); realizam atividades internas e externas. as atividades externasconsistem em coleta de dados ou informações complementares sobre recolhimento deimpostos à previdência, apuração de irregularidades ou ainda, auditoria. trabalham deforma individual e eventualmente em equipe, com cotas de visitas a cumprir. podemestar expostos a grupos de pressão ocasionando estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar