CBO 2544-20

Técnico de tributos municipal

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Fiscalizam o cumprimento da legislação tributária; constituem o crédito tributário me diante lançamento; controlam a arrecadação e promovem a cobrança de tributos, apli cando penalidades; analisam e tomam decisões sobre processos administrativo-fiscais;controlam a circulação de bens, mercadorias e serviços; atendem e orientam contribuin tes e, ainda, planejam, coordenam e dirigem órgãos da administração tributária.

Formação e Experiência

Para o exercício das funções de fiscal de tributos estadual e municipal requer-se cursosuperior. para o técnico em tributos requer-se escolaridade de nível médio. o acessoàs funções ocorre por meio de concursos públicos diferenciados, para fiscais e técnicos,conforme legislação específica dos estados e municípios.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em secretarias de fazenda dos estados e municípios. atuam de forma indi vidual e, eventualmente, em equipe, sob supervisão permanente, em ambiente fechado,a céu aberto ou em veículos, em horários diurno, noturno e irregulares. podem per manecer em posições desconfortáveis por longos períodos, estar expostos a materiaistóxicos, radiação e ruído intenso, bem como a insalubridade, periculosidade e risco deperder a vida, ocasionalmente. tais condições podem conduzi-los a estresse.esta família não compreende2541 - auditores fiscais e técnicos da receita federal2542 - auditores fiscais da previdência social2543 - auditores fiscais do trabalho

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar