CBO 2612-10

Documentalista


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Disponibilizam informação em qualquer suporte; gerenciam unidades como biblio tecas, centros de documentação, centros de informação e correlatos, além de redese sistemas de informação. tratam tecnicamente e desenvolvem recursos informa cionais; disseminam informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração doconhecimento; desenvolvem estudos e pesquisas; realizam difusão cultural; desen volvem ações educativas. podem prestar serviços de assessoria e consultoria.

Formação e Experiência

O exercício dessas ocupações requer bacharelado em biblioteconomia e documen tação. a formação é complementada com aprendizado tácito no local de trabalhoe cursos de extensão.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em bibliotecas e centros de documentação e informação na administra ção pública e nas mais variadas atividades do comércio, indústria e serviços, compredominância nas áreas de educação e pesquisa. trabalham como assalariados,com carteira assinada ou como autônomos, de forma individual ou em equipepor projetos, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e com rodízio deturnos. podem executar suas funções tanto de forma presencial como a distância.eventualmente, trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos esob pressão, levando à situação de estresse. as condições de trabalho são hetero gêneas, variando desde locais com pequeno acervo e sem recursos informacionaisa locais que trabalham com tecnologia de ponta.consulte3711 - técnicos em biblioteconomia.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar