CBO 2624-15

Conservador-restaurador de bens culturais


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Concebem e desenvolvem obras de arte e projetos de design, elaboram e executamprojetos de restauração e conservação preventiva de bens culturais móveis e integra dos. para tanto realizam pesquisas, elaboram propostas e divulgam suas obras de arte,produtos e serviços.

Formação e Experiência

A formação requerida para os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produtode moda, também conhecidos como designers, é o curso superior de tecnologia naárea ou bacharelado. no caso dos artistas visuais e dos conservadores-restauradores, aescolaridade não é requisito imprescindível. há também profissionais de notório saber.registra-se tendência de profissionalização na área das artes, sendo desejável qualifi cação formal ou informal. o desempenho pleno das atividades, para os artistas visuais,conservadores-restauradores, desenhistas industriais de produto e desenhistas indus triais gráficos, ocorre com cinco anos de experiência profissional, enquanto que paraos desenhistas industriais de produto de moda ocorre entre três e quatro anos.

Condições Gerais de Exercício

Os artistas visuais e os desenhistas industriais de produto, gráficos e de produto demoda têm em comum o processo de criação e a utilização de conjuntos de técnicas es pecíficas às respectivas áreas de atuação. diferem, basicamente, quanto à finalidade dotrabalho: enquanto os artistas visuais criam e produzem peças únicas ou com tiragemlimitada, em resposta a uma encomenda ou não, os desenhistas industriais respondemsempre a uma encomenda e estão voltados para a concepção de peças que serão pro duzidas em série. já os conservadores-restauradores utilizam um conjunto de técnicasespecíficas para restauração de bens culturais.a forma de trabalhar também apresentasemelhanças e diferenças, a saber: os desenhistas industriais de produto, gráficos e deproduto de moda e os conservadores-restauradores trabalham com supervisão ocasio nal enquanto os artistas visuais trabalham sem supervisão e em horários irregulares.em todas as ocupações predominam os autônomos. os artistas visuais trabalham deforma individual enquanto os desenhistas industriais em equipe multidisciplinar e osconservadores-restauradores podem trabalhar tanto individualmente como em equipe.no exercício de algumas atividades, os artistas visuais e os conservadores-restaurado res podem trabalhar em posições desconfortáveis. todas as ocupações estão sujeitas àexposição a materiais tóxicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar