CBO 3001-10

Técnico em mecatrônica - robótica

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Auxiliam os engenheiros em projetos, programas, controle, instalação e manutençãode sistemas de automação. analisam especificações para aquisição de componentes eequipamentos. atuam em equipe, podendo coordená-la.

Formação e Experiência

O acesso ao trabalho dessas ocupações ocorre por meio de curso técnico de nível mé dio específico de mecatrônica ou formações afins como automação industrial, robótica,mecânica, eletrônica, eletromecânica ou técnico em manutenção, seguidas de espe cializações complementares e atualização contínuas, por tratar-se de área profissionalem que o ritmo das inovações tecnológicas é acelerado. a atuação como técnico titularocorre normalmente com um ano de experiência na área, trabalhando sob supervisãode profissionais mais experientes.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em atividades de engenharia de projetos de automação de processos,produtos e de manutenção, nas indústrias automobilística, de informática, eletrônica,mecânica e química, entre outras. trabalham em equipe, com supervisão ocasionalde profissionais de nível superior. os trabalhadores são assalariados, com carteiraassinada. algumas das atividades exercidas podem estar sujeitas a ruídos, altas tem peraturas e material tóxico.esta família não compreende2021 - engenheiros mecatrônicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar