CBO 3012

Técnicos de apoio à bioengenharia

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Desenvolvem técnicas aplicadas a bioengenharia; testam biomateriais; providenciammaterial e auxiliam pesquisas aplicadas à bioengenharia; realizam manutenção, emterceiro nível, de equipamentos de bioengenharia e médico-hospitalares; elaborammanuais de orientação e treinam profissionais iniciantes e usuários.

Formação e Experiência

O exercício dessa ocupação requer curso técnico de nível médio em eletrônica ou me cânica e áreas correlata. o desempenho pleno das atividades profissionais ocorre noperíodo de três a quatro anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Exercem suas funções em empresas de fabricação de equipamentos de instru mentação médico-hospitalar e instituições de ensino e pesquisa, desenvolvendotécnicas e equipamentos de apoio à área biomédica, como por exemplo, próteses,órteses ósseas e oculares, válvulas cardíacas e hidrocefálicas, entre outros. sãocontratados na condição de empregados com carteira assinada; trabalham emequipe, sob a forma de cooperação; atuam com supervisão permanente, em am biente fechado, em períodos diurnos. podem estar sujeitos à ação de materiaistóxicos e radiação e também a riscos biológicos e choques elétricos no desenvol vimento de algumas atividades.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar