CBO 3112-05

Técnico em petroquímica


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Programam atividades e coordenam processos de produção petroquímica. controlam aqualidade de insumos e produtos. analisam dados estatísticos do processo produtivo;interpretam laudos de análises químicas e identificam produtos e insumos. mantêmequipamentos e materiais em condições operacionais e coordenam equipe de trabalho.trabalham conforme normas e procedimentos técnicos de qualidade, de segurança, depreservação ambiental e saúde.

Formação e Experiência

Essas ocupações são exercidas por profissionais com formação técnica de nível médioem controle de processos de produção química e/ou petroquímica e refinaria ou emáreas afins. a atuação como técnico titular ocorre com pelo menos cinco anos de ex periência na área.

Condições Gerais de Exercício

São empregados formais com carteira assinada que se organizam em equipe, sobsupervisão ocasional. atuam em indústrias químicas, petroquímicas, de produção deálcool ou de elaboração de combustíveis nucleares. trabalham em locais fechados eabertos sujeitos a pressões, grandes alturas e trabalho confinado. frequentemente sãoexpostos a altas temperaturas, ruídos, radiação e material tóxico.consulte3111 - técnicos químicos.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar