CBO 3121-05

Técnico de obras civis


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Realizam levantamentos topográficos e planialtimétricos. desenvolvem e legalizamprojetos de edificações sob supervisão de um engenheiro civil; planejam a execução,orçam e providenciam suprimentos e supervisionam a execução de obras e serviços.treinam mão-de-obra e realizam o controle tecnológico de materiais e do solo.

Formação e Experiência

Para o exercício dessas ocupações requer-se curso técnico em edificações, técnico emconstrução civil de várias modalidades, em nível médio, oferecidos pelas instituições deformação profissional e escolas técnicas, com registro no crea. o desempenho plenodas atividades ocorre com menos de um ano de experiência na área.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham na construção civil e indústrias de materiais para construção. podem,também, trabalhar em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, planejamento,orçamento, projetos, gerenciamento, controle e execução de obras. trabalham emequipe, sob supervisão ocasional, com carteira assinada ou por conta própria. atuamem ambientes fechados ou abertos, por rodízio de turnos. frequentemente estão su jeitos ao trabalho em grandes alturas, expostos a ruídos, material tóxico e condiçõesvariáveis de temperatura.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar