CBO 3122-05

Técnico de estradas


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam a execução do trabalho e supervisionam equipes de trabalhadores de cons trução de obras de infraestrutura. auxiliam engenheiros no desenvolvimento de proje tos, no levantamento e tabulação de dados e na vistoria técnica. estruturam o serviçode coleta de resíduos sólidos das obras, controlando os procedimentos de preservaçãodo meio ambiente. realizam trabalhos de laboratório, vendas e compras de materiais eequipamentos. padronizam procedimentos técnicos.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações requer curso técnico de nível médio em construção civil edificações, ou cursos afins, e registro no crea. esses profissionais estão aptos a atuarem laboratórios, centros de pesquisa e desenvolvimento, departamentos de compra evenda de terrenos, e na fiscalização e execução de obras, realizando levantamentostopográficos e elaborando projetos. atingem o pleno exercício da profissão depois deum a dois anos de prática profissional na área.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em empresas de construção, reciclagem, captação, purificação e distribuiçãode água, coleta de lixo e águas residuais, esgoto doméstico e industrial e outras ativida des empresariais. podem trabalhar em locais fechados ou a céu aberto. esses profissionaissão empregados assalariados, com carteira assinada, que se organizam em equipes, sobsupervisão ocasional. estão sujeitos ao trabalho em locais subterrâneos ou confinados e,muitas vezes, ficam expostos a grandes alturas, ruídos e material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar