CBO 3123-10

Técnico em geodésia e cartografia

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Executam levantamentos geodésicos e topohidrográficos, por meio de levantamen tos altimétricos e planimétricos; implantam, no campo, pontos de projeto, locandoobras de sistemas de transporte, obras civis, industriais, rurais e delimitando glebas;planejam trabalhos em geomática; analisam documentos e informações cartográficas,interpretando fotos terrestres, fotos aéreas, imagens orbitais, cartas, mapas, plantas,identificando acidentes geométricos e pontos de apoio para georreferenciamento eamarração, coletando dados geométricos. efetuam cálculos e desenhos e elaboramdocumentos cartográficos, definindo escalas e cálculos cartográficos, efetuando aero triangulação, restituindo fotografias aéreas.

Formação e Experiência

O exerício dessas ocupações requer curso técnico de nível médio em geomática oucorrelatas, como técnico em geodésia e cartografia, técnico em agrimensura, técnicoem hidrografia, técnico em topografia, oferecidos por escolas técnicas e instituiçõesde formação profissional. para as ocupações de técnico em agrimensura, em hidro grafia e topógrafo, o desempenho pleno das atividades ocorre após o período de uma dois anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Exercem suas funções na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assina da em empresas do ramo de construção, pesquisa e desenvolvimento, administraçãopública, defesa e seguridade social e empresas de transporte. atuam em serviços decampo, trabalham, dependendo da ocupação, sob supervisão permanente e ocasional,em ambientes fechados e também a céu aberto, no período diurno. no desempenho dealgumas de suas atividades podem permanecer em posições desconfortáveis durantelongos períodos, podendo, ainda, trabalhar sob pressão, ocasionando estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar