CBO 3132-15

Técnico eletrônico


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Consertam e instalam aparelhos eletrônicos, desenvolvem dispositivos de circuitos ele trônicos, fazem manutenções corretivas, preventivas e preditivas, sugerem mudançasno processo de produção, criam e implementam dispositivos de automação. treinam,orientam e avaliam o desempenho de operadores. estabelecem comunicação oral eescrita para agilizar o trabalho, redigem documentação técnica e organizam o localde trabalho. podem ser supervisionados por engenheiros eletrônicos. consertam e ins talam aparelhos eletrônicos, desenvolvem dispositivos de circuitos eletrônicos, fazemmanutenções corretivas, preventivas e preditivas, sugerem mudanças no processo deprodução, criam e implementam dispositivos de automação. treinam, orientam e ava liam o desempenho de operadores. estabelecem comunicação oral e escrita para agili zar o trabalho, redigem documentação técnica e organizam o local de trabalho. podemser supervisionados por engenheiros eletrônicos.

Formação e Experiência

Para ingressar nessas ocupações é necessário que os profissionais tenham registro nocrea e formação técnica de nível médio em eletrônica ou em áreas afins, como meca trônica, eletroeletrônica, eletromecânica ou técnico em manutenção eletrônica e ma nutenção de equipamentos de informática. é desejável possuir curso de especializaçãocomplementar ou de atualização com duração superior a quatrocentas horas/aula. aatuação como técnico titular ocorre normalmente com três a cinco anos de experiência,dependendo da área de atuação.

Condições Gerais de Exercício

A maioria desses profissionais trabalha com registro em carteira, porém alguns podematuar como autônomos. atuam nas indústrias de fabricação de máquinas e equipa mentos, componentes elétricos, eletrônicos, microcomputadores e equipamentos decomunicações, laboratórios de controle de qualidade, manutenção e pesquisa e nasempresas de assistência técnico-comercial. geralmente se organizam em equipe, sobsupervisão ocasional de profissionais de nível superior. trabalham em locais fechadosem horários irregulares ou por rodízio de turnos. em algumas das atividades exercidassão expostos a ruídos, altas temperaturas, radiação e material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar