CBO 3134-10

Técnico em instrumentação

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Analisam tecnicamente a aquisição de produtos e serviços de medição e de controle.gerenciam documentação técnica e sistemas de confiabilidade; podem coordenarequipes de trabalho; fazem medição. calibram padrões, equipamentos, sistemas einstrumentos de medição e de controle. executam, avaliam e realizam manutençãopreventiva e ou corretiva de equipamentos e instrumentos de medição e de controle.desenvolvem, testam, calibram, operam e reparam instrumentos, aparelhos e equi pamentos de medição e controles elétricos, mecânicos, eletromecânicos, eletrohi dráulicos e eletrônicos.

Formação e Experiência

O acesso ao trabalho dessas ocupações ocorre por meio de curso técnico de nívelmédio nas áreas de instrumentação e calibração. os técnicos de instrumentação ecalibração executam tarefas semelhantes. ambos atuam no processo (instrumentação)e em laboratórios executando calibrações. em empresas prestadoras de serviços, ostécnicos em instrumentação acompanham o processo produtivo e encaminham os ser viços de calibração para serem executados pelos técnicos em calibração no laboratório.a atuação desses trabalhadores como titulares na área ocorre depois de um a doisanos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em indústrias automobilísticas, de alimentos, celulose e papel, siderurgia, quí mica, refino e transporte de petróleo, farmacêutica, têxtil, geração de energia e sane amento básico, petroquímica, fertilizantes, cimento, borracha e vidro. são empregadosassalariados, com carteira assinada que se organizam em equipes, sob supervisãoocasional. trabalham em ambiente fechado, em grandes alturas e, algumas atividadesexercidas podem estar sujeitas à exposição de material tóxico.consulte3132 - técnicos em eletrônica.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar