CBO 3142-10

Técnico mecânico na manutenção de ferramentas


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Pesquisam o mercado, desenvolvem e realizam manutenção de ferramentas e disposi tivos para fabricação mecânica. providenciam recursos técnicos para a fabricação doproduto final para o qual foram desenvolvidas as ferramentas. planejam a manutençãopreventiva e corretiva de equipamentos e ferramentas, bem como propõem melhoriacontínua de processos de fabricação, segundo critérios de qualidade e segurança notrabalho. podem prestar assistência técnica.

Formação e Experiência

Para o acesso ao trabalho nessas ocupações requer-se curso técnico em mecânica. édesejável que o técnico tenha cursado também qualificação profissional básica, comcarga horária superior a quatrocentas horas/aula. o desempenho profissional plenogeralmente ocorre após três a quatro anos de experiência em construção e manuten ção de ferramentas.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em empresas de fabricação de máquinas, equipamentos e produtos metalúrgi cos, nas áreas de desenvolvimento, fabricação e manutenção de ferramentas e dispo sitivos de fabricação mecânica. são empregados assalariados, com carteira assinadae normalmente trabalham em rodízio de turnos e em grupos de trabalho (times), sobsupervisão ocasional. algumas das atividades exercidas por esses técnicos os expõema ruídos e ao estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar