CBO 3144

Técnicos mecânicos na manutenção de máquinas, sistemas e instrumentos

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam a manutenção de máquinas, sistemas e instrumentos; supervisionam proces sos de manutenção; mantêm equipamentos, instrumentos, máquinas e sistemas emcondições plenas de funcionamento e calibram instrumentos e equipamentos. elabo ram procedimentos técnicos e administrativos; propõem melhorias em máquinas, ins trumentos e sistemas; aplicam técnicas de segurança e normas ambientais; prestamassessoria técnica em manutenção e realizam testes e ensaios.

Formação e Experiência

O exercício profissional dessas ocupações requer curso técnico de nível médio, com ên fase em manutenção de máquinas e instrumentação. o pleno exercício das atividadesocorre após o período de um a dois anos de experiência.

Condições Gerais de Exercício

Trabalham em empresas de extração de petróleo e serviços correlatos; de fabricação deprodutos têxteis, metalurgia básica, fabricação de máquinas e equipamentos, fabrica ção e montagem de veículos automotores, reboques e carrocerias, entre outras. são as salariados, com carteira assinada. atuam em equipe multidisciplinar (mecânica e elétri ca), sob supervisão ocasional; em ambientes fechados; de forma presencial; em turnosde trabalho, com disponibilidade para atuar em horários irregulares, para atendimentoa situações imprevistas e de emergência. no desenvolvimento de algumas atividades,podem permanecer em posições desconfortáveis durante períodos e, ainda, podemestar expostos a ruído intenso e trabalhar sob pressão, podendo ocasionar estresse.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar