CBO 3146-15

Técnico em estruturas metálicas


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Planejam e supervisionam a execução das atividades de caldeiraria, soldagem e estru turas metálicas, de acordo com a programação de produção. qualificam procedimentosde soldagem e inspecionam processos de fabricação de acordo com normas de quali dade, preservação do meio ambiente e segurança do trabalho.

Formação e Experiência

Para o exercício das ocupações é requerida formação técnica profissionalizante de nívelmédio em metalurgia ou uma das especializações. o exercício pleno das atividadesdemanda, em média, de um a dois anos de experiência na área.

Condições Gerais de Exercício

Atuam principalmente nas indústrias de equipamentos de transporte e automobilística,indústrias de produtos metálicos e na construção civil. podem trabalhar por conta pró pria, como autônomos ou como assalariados, com registro em carteira. normalmentetrabalham em equipe, sob supervisão permanente de engenheiros e podem supervi sionar tarefas realizadas por operários especializados do setor. algumas das atividadesexercidas estão sujeitas a altas temperaturas, ruído intenso e material tóxico, em outrasatividades trabalham com sobrecarga horária de trabalho, principalmente em finaliza ção de produtos sobre encomenda e obras.consulte7243 - trabalhadores de soldagem e corte de ligas metálicas.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar