CBO 3147-20

Técnico de laminação em siderurgia

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Elaboram padrões técnicos e operacionais de produção siderúrgica, promovem meiospara o desenvolvimento profissional de equipes de trabalho; desenvolvem inovaçõesem produtos e tecnologias siderúrgicas, programam e monitoram processos de fabri cação de produtos siderúrgicos, elaboram relatórios técnicos de siderurgia; atuam nocontrole de qualidade e prestam assistência técnica de produtos; calculam variáveis decontrole da produção siderúrgica.

Formação e Experiência

Para ingressar nessas ocupações requer-se curso técnico de qualificação profissionalequivalente ao nível médio completo e experiência anterior de quatro a cinco anospara o técnico de fundição em siderurgia e técnico de refratário em siderurgia e menosde um ano para os demais.

Condições Gerais de Exercício

Esses trabalhadores atuam em áreas ligadas à metalurgia básica e fabricação de pro dutos de metal - exclusive máquina e equipamentos. são empregados com carteiraassinada, trabalham em equipes de engenheiros, técnicos, supervisores, líder de grupoe operadores, com supervisão ocasional, em ambiente fechado e com rodízio de turnosde trabalho. eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresseconstante e expostos a radiação, ruído intenso e altas temperaturas. em algumas ativi dades podem trabalhar em grandes alturas ou em locais subterrâneos ou confinados e,no caso do técnico de redução na siderurgia, exposto a material tóxico.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar