CBO 3161

Técnicos em geologia

Clique acima na CBO desejada para ver os detalhes e sinônimos.

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Auxiliam geólogos e engenheiros nos trabalhos de prospecção de recursos minerais.coletam amostras e processam dados geológicos, geofísicos e geoquímicos. prepa ram amostras minerais e monitoram processos de análises laboratoriais. identificamáreas de potencial mineral por meio de levantamentos topográficos, geológicos ecartográficos. controlam a qualidade de frente de lavra e participam de estudos deimpacto ambiental.

Formação e Experiência

O exercício pleno das ocupações dos técnicos em geologia ocorre após conclusão docurso técnico de nível médio específico em geologia e comprovada experiência de um adois anos na área. é desejável que esses profissionais possuam boa formação em ciên cias básicas, especialmente matemática, física e química, além de curso de qualificaçãoprofissional com até duzentas horas/aula. vale ressaltar que os técnicos em geologiapodem exercer algumas atividades pertinentes aos técnicos em mineração.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em indústrias de extração de minerais metálicos e outros minerais, de extraçãode petróleo e gás natural, indústrias de construção e de captação, purificação e distri buição de água. são empregados assalariados, com carteira assinada, que trabalhamem equipe, sob supervisão ocasional de profissionais de nível superior. o trabalho estásujeito a condições ambientais adversas e posições desconfortáveis durante longosperíodos. frequentemente sofrem exposição de radiação, ruídos, altas temperaturas ematerial tóxico. quando em trabalho de campo, podem atuar em locais abertos, emsubterrâneos ou outros locais confinados e em grandes altitudes.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar