CBO 3163-15

Técnico em processamento mineral (exceto petróleo)


Sinônimos do CBO

Ocupações Relacionadas

Descrição Sumária

Lavram jazidas minerais; supervisionam processos de beneficiamento de minério. par ticipam da prospecção e pesquisa de minerais. coletam amostras de minerais; proces sam dados de prospecção, pesquisa e lavra; participam do planejamento de atividadesde mineração. controlam a movimentação da produção final de minério e analisam aqualidade e quantidade do produto mineral. fiscalizam equipes de trabalho para cum primento de normas de saúde e segurança e participam de projetos ambientais.

Formação e Experiência

O acesso a essas ocupações requer curso técnico de nível médio em mineração deáreas afins. é desejável, ainda, que se faça um curso de especialização de até duzentashoras/aula. o desempenho pleno das atividades inerentes às ocupações ocorre entreum e dois anos de experiência. os profissionais dessas ocupações estão aptos a exe cutar, supervisionar e orientar atividades de prospecção de jazidas, de perfuração edesmonte em lavras e de tratamento de minérios, bem como controlar a programaçãode lavras via computação.

Condições Gerais de Exercício

Atuam em indústrias extrativas de carvão mineral, petróleo, gás natural, minerais metá licos e outros minerais e, também, em indústrias de captação, purificação e distribuiçãode água. podem trabalhar em ambientes fechados, abertos ou em veículos em horáriosirregulares ou por rodízio de turnos. estão sujeitos ao trabalho confinado ou em locaissubterrâneos. frequentemente, trabalham em posições desconfortáveis, por longos pe ríodos, expostos à radiação, altas ou baixas temperaturas, ruído intenso e material tóxi co. são empregados assalariados, com carteira de trabalho assinada, que se organizamem equipes de cooperação, sob supervisão ocasional de engenheiros.

Fonte: mtecbo.gov.br


Voltar